A tecnologia revolucionou o mundo, em todos os setores, inclusive na saúde. Ela tem sido responsável por muitos avanços na área médica e, dessa forma, salva muitas vidas.
A palavra tecnologia tem origem no grego “tekhne” significa “técnica, arte, ofício” juntamente com o sufixo “logia” que significa “estudo”, é o estudo da arte ou estudo do ofício, ou seja, um conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é melhorar atividades e funções.
O avanço tecnológico se infiltrou na área da saúde e tem transformado positivamente a forma como os cuidados de saúde são prestados, proporcionando uma série de benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais e instituições.
BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA
Da formação do profissional, nas pesquisas médicas, no diagnóstico, no prognóstico e até no tratamento, a tecnologia traz inúmeros benefícios, alguns deles são:
- Melhoria na qualidade da educação médica;
- Diminuição dos erros médicos;
- Precisão maior em cirurgias;
- Assertividade nos diagnósticos;
- Redução de custos nas clínicas, hospitais e operadoras de saúde;
- Universalização do atendimento, suprindo as populações mais carentes.
Assim como a maneira de trabalhar, de viver, de se alimentar e até de pensar sofreu influência da tecnologia, a área médica tem sido impactada pelos avanços tecnológicos, trazendo novas tendências para o setor.
Vamos examinar algumas das tendências em 2023.
TENDÊNCIAS MÉDICAS
As tendências nas especialidades médicas podem evoluir ao longo do tempo devido a uma variedade de fatores, incluindo avanços na ciência e na tecnologia.
Assim, surgem algumas tendências, como:
1. Telemedicina – a pandemia do Covid-19 acelerou a adoção da telemedicina em muitas especialidades médicas e trouxe muitos benefícios, entre eles: facilidades no atendimento, no acompanhamento e monitoramento dos pacientes.
2. Medicina Personalizada e Genômica – é baseada em testes genéticos que permitem o conhecimento do mapa de predisposições genéticas de cada indivíduo, usando técnicas de altíssima eficiência permite estudar simultaneamente variações individuais em centenas de milhares de genes, a custo cada dia mais baixo.
O resultado dos testes possibilita praticar: uma medicina verdadeiramente personalizada, preditiva, pró-ativa, preventiva e participativa. É possível que se possa obter o diagnóstico de doenças como tumores e câncer de maneira precoce. E quem sabe, no futuro, erradicar essas doenças.
3. Saúde Mental – cresceu a conscientização sobre a importância da saúde mental, que tem sido estudada em diferentes grupos, como: a saúde mental das crianças, jovens, idosos e dos trabalhadores, entre outros.
Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente a sociedade, tanto a vida pessoal, quanto a social, pois influencia a qualidade de vida da pessoa, o seu raciocínio, emoções, comportamentos e a maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde a primeira infância até a terceira idade.
4. Inteligência Artificial (IA) na Medicina – para melhorar a agilidade e precisão dos diagnósticos e contribuir no atendimento clínico. Com a sua capacidade gigantesca de armazenamento, processamento e interpretação de dados, as novas tecnologias podem auxiliar no acesso do paciente ao cuidado, no diagnóstico, no prognóstico, no tratamento e na prevenção de erros médicos.
5. Prontuário Eletrônico – permite acompanhar o paciente desde o seu nascimento, suas condições de saúde ou doenças ao longo da vida e até a sua morte.
Essas informações podem ser usadas para estudo, tomada de decisão em massa nos casos de epidemias, compartilhamento com outros serviços de saúde e ações preventivas para o paciente e a sua comunidade. Garante mais segurança e agilidade para os procedimentos médicos.
6. Metaverso na Saúde – pode-se criar simulações e treinamentos reais para os profissionais da saúde e, também, permite recriar modelos virtuais dos pacientes através da realidade aumentada e, assim, discutir casos e pensar em formas de tratamento.
7. Modernização do Atendimento – atendentes sendo substituídos por assistentes virtuais, que podem fazer: aberturas de fichas, enviar os exames e laudos diretamente para o médico, com intuito de acelerar o diagnóstico e tratamento.
8. Equipe Multidisciplinar – formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e profissionais de diversas áreas que buscam um melhor tratamento para os seus pacientes.
A tecnologia permite a comunicação, o que é imprescindível em um grupo multidisciplinar, pois a integração e o entrosamento devem ser constantes entre eles, além do compartilhamento de resultados.
São inesgotáveis os benefícios que a tecnologia traz e trará para a área da saúde.