Não basta apenas adquirir o software que tem as melhores funcionalidades é preciso pensar que o suporte é tão importante quanto a ferramenta.
A gestão clínica envolve uma série de atividades, além de organizar os seus processos de modo que os profissionais possam focar em suas atividades no atendimento aos pacientes, inclui, também, a compra de materiais, pagamentos, recebimentos e estratégias que otimizem o dia a dia dos colaboradores.
Da mesma maneira que qualquer outra empresa, uma clínica deve ter uma adequada administração interna e externa.
Para viabilizar esses processos existem os softwares de gestão, que têm o objetivo de automatizar e simplificar as tarefas administrativas, financeiras e operacionais.
No entanto, é importante que os empreendedores não se preocupem somente com a escolha do software, mas também com o suporte.
O QUE É SUPORTE DE SOFTWARE?
O suporte de software refere-se aos serviços e assistência prestados aos utilizadores.
Os serviços de suporte de software geralmente incluem:
- Instalação e configuração: auxilia os usuários na instalação correta do software e configurá-lo de acordo com suas necessidades;
- Treinamento: fornece o treinamento para que os usuários aprendam a usar efetivamente o software, entendendo as suas funcionalidades e tirando o máximo proveito dele;
- Atualizações e manutenção: garante que os usuários tenham acesso à versão atual;
- Suporte técnico: fornece assistência intelectual, tecnológica e material, identificando e restabelecendo o funcionamento, solucionando os problemas;
- Personalização: ajuda os usuários a personalizar o software de acordo com suas necessidades específicas, configurando preferências e ajustando recursos.
Portanto, escolher um software de gestão para clínicas e consultórios é uma tarefa muito minuciosa, que deve levar em consideração alguns aspectos, como: preço, funcionalidades, usabilidade e organização, mas sem se esquecer do suporte.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA E DO SUPORTE
O uso da tecnologia proporcionou ao setor de saúde uma importante evolução na qualidade do atendimento e também nos lucros.
Além de adquirir um software de gestão, também é preciso saber como usá-lo, assim o treinamento permite que se aproveite todo o potencial da tecnologia.
Um produto adquirido sem o devido suporte poderá não ser usado de forma correta e, dessa forma, prejudicando a qualidade ou a viabilidade das atividades na clínica, além disso, se o programa apresentar um problema de estabilidade, corre o risco de parar de funcionar.
Por isso, o momento da informatização da clínica é muito importante, há de se atentar para que a empresa que comercializa o software ofereça um serviço de suporte, ou seja, que ela realize, nesse sentido, um pós-venda de qualidade.
Entre as características deve:
- Possuir uma equipe com um bom número de atendentes treinados e capacitados para resolver o problema rapidamente;
- Ter várias formas de comunicação e resposta com tempo mínimo de espera;
- Equipe calma, paciente e polida para cuidar de situações estressantes, que muitas ocorrem quando há instabilidade no sistema da clínica.
O software de gestão de gestão de clínicas médicas BossMed é versátil, ágil e humanizado. Sendo capaz de integrar múltiplas clínicas, otimizar a gestão, trazendo maior eficiência em todo processo, além de ser totalmente personalizável às características específicas de cada clínica.