BossMed

Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299

Quer ter uma clínica de sucesso? Conheça os primeiros passos!

Confira os primeiros passos rumo à gestão de sucesso de sua clínica médica, que envolve uma série de práticas e estratégias para garantir que a clínica funcione de maneira eficiente, ofereça um excelente atendimento ao paciente e seja financeiramente sustentável.

DESAFIOS AO ABRIR UMA CLÍNICA MÉDICA

Antes de tudo, vamos conhecer quais são os desafios ao abrir uma clínica médica.

Saiba que a gestão de clínicas, na maioria das vezes, é feita por profissionais da área da saúde, que não receberam preparação adequada nas universidades para empreender, isso aumenta os desafios, além dos comuns a todos que estão começando a empreender.

Ademais, os profissionais da saúde que resolveram empreender precisam dividir o seu tempo entre os atendimentos e as tarefas administrativas.

Como podemos ver, há diversos desafios ao abrir uma clínica médica, entre eles:

  • Gerenciar as finanças;
  • Desenvolver as tarefas administrativas;
  • Gerir o setor de RH;
  • Controlar o estoque;
  • Precificar os serviços de saúde;
  • Coordenar a agenda e o histórico médico dos pacientes.

No entanto, mesmo com diversos desafios, é uma área bastante promissora, além de ser gratificante poder trabalhar com o que se gosta e é especialista.

OS PRIMEIROS PASSOS…

Então, saiba quais são os principais passos para abrir uma clínica médica e ter sucesso:

1° Pesquisa de mercado – essa é a etapa inicial, que serve para identificar a demanda por serviços médicos em sua área, entender se é viável o setor que pretende ingressar.

2° Planejamento – há de se considerar todos os pontos e fazer um plano de negócio bem detalhado, registrando todas as informações relevantes sobre o estabelecimento e a sua atuação no mercado.

3° Registro e legalização da clínica – é preciso uma assessoria contábil para abrir legalmente a empresa. Então, deve-se fazer o requerimento na Junta Comercial, obter o CNPJ na Receita Federal e realizar o cadastro junto aos órgãos competentes, como: estabelecer o CNAE,  obter o alvará Sanitário, credenciar na prefeitura e na Secretaria Estadual de Fazenda, escolher e cumprir o regime de tributação da clínica, entre outras providências.

4° Público-alvo – é preciso entender quem é o público que deve ser alcançado, incluindo (idade, gênero, classe social e assim por diante), facilitando na hora de escolher as especialidades oferecidas.

5° Concorrência – importante avaliar os concorrentes. Entenda quais são as clínicas no seu futuro local de atuação e para qual público elas se dirigem. Estabeleça os diferenciais da sua clínica e como ela é a opção mais interessante.

6° Fornecedores – é crucial conhecer os fornecedores e saber se podem atender a demanda do seu estabelecimento com suprimentos e materiais, para não haver problemas de abastecimento e reabastecimento.

7° Marketing – tenha um plano de marketing para atrair os seus pacientes.

8° Investimentos e capital de giro – uma clínica médica também tem que pensar em investimentos e no capital de giro (que oferecerá disponibilidade financeira para conseguir manter as operações por determinado período até construir um carteira de pacientes).

9° Estrutura física – além de ter um espaço adequado às especialidades da clínica, deve-se possuir os materiais e equipamentos necessários para a atuação.

10° Tecnologia – por último, a tecnologia é vital, em um ambiente cada vez mais digital, saber como montar uma clínica médica deve incluir, necessariamente, o aparato tecnológico.

DÊ O PRIMEIRO PASSO: COMECE A GESTÃO DA SUA CLÍNICA DE FORMA EFICIENTE!