Confira os primeiros passos rumo à gestão de sucesso de sua clínica médica, que envolve uma série de práticas e estratégias para garantir que a clínica funcione de maneira eficiente, ofereça um excelente atendimento ao paciente e seja financeiramente sustentável.
DESAFIOS AO ABRIR UMA CLÍNICA MÉDICA
Antes de tudo, vamos conhecer quais são os desafios ao abrir uma clínica médica.
Ademais, os profissionais da saúde que resolveram empreender precisam dividir o seu tempo entre os atendimentos e as tarefas administrativas.
Como podemos ver, há diversos desafios ao abrir uma clínica médica, entre eles:
- Gerenciar as finanças;
- Desenvolver as tarefas administrativas;
- Gerir o setor de RH;
- Controlar o estoque;
- Precificar os serviços de saúde;
- Coordenar a agenda e o histórico médico dos pacientes.
No entanto, mesmo com diversos desafios, é uma área bastante promissora, além de ser gratificante poder trabalhar com o que se gosta e é especialista.
OS PRIMEIROS PASSOS…
Então, saiba quais são os principais passos para abrir uma clínica médica e ter sucesso:
1° Pesquisa de mercado – essa é a etapa inicial, que serve para identificar a demanda por serviços médicos em sua área, entender se é viável o setor que pretende ingressar.
2° Planejamento – há de se considerar todos os pontos e fazer um plano de negócio bem detalhado, registrando todas as informações relevantes sobre o estabelecimento e a sua atuação no mercado.
3° Registro e legalização da clínica – é preciso uma assessoria contábil para abrir legalmente a empresa. Então, deve-se fazer o requerimento na Junta Comercial, obter o CNPJ na Receita Federal e realizar o cadastro junto aos órgãos competentes, como: estabelecer o CNAE, obter o alvará Sanitário, credenciar na prefeitura e na Secretaria Estadual de Fazenda, escolher e cumprir o regime de tributação da clínica, entre outras providências.
4° Público-alvo – é preciso entender quem é o público que deve ser alcançado, incluindo (idade, gênero, classe social e assim por diante), facilitando na hora de escolher as especialidades oferecidas.
5° Concorrência – importante avaliar os concorrentes. Entenda quais são as clínicas no seu futuro local de atuação e para qual público elas se dirigem. Estabeleça os diferenciais da sua clínica e como ela é a opção mais interessante.
6° Fornecedores – é crucial conhecer os fornecedores e saber se podem atender a demanda do seu estabelecimento com suprimentos e materiais, para não haver problemas de abastecimento e reabastecimento.
7° Marketing – tenha um plano de marketing para atrair os seus pacientes.
8° Investimentos e capital de giro – uma clínica médica também tem que pensar em investimentos e no capital de giro (que oferecerá disponibilidade financeira para conseguir manter as operações por determinado período até construir um carteira de pacientes).
9° Estrutura física – além de ter um espaço adequado às especialidades da clínica, deve-se possuir os materiais e equipamentos necessários para a atuação.
10° Tecnologia – por último, a tecnologia é vital, em um ambiente cada vez mais digital, saber como montar uma clínica médica deve incluir, necessariamente, o aparato tecnológico.