O reembolso assistido é mais uma demanda de gestão para donos de clínicas, mas não se preocupe, a tecnologia está cada vez mais amigável e inteligente para você gerenciar demandas como essa.
Além da excelência em medicina, é claro que qualquer clínica também deve buscar o aprimoramento administrativo para oferecer um atendimento eficaz e responsável para os seus pacientes.
É por isso que preparamos um post especialmente voltado para você resolver a demanda de reembolso assistido, tanto em conhecimento como em recursos disponíveis. Siga!
O que é reembolso assistido?
Reembolso assistido ou reembolso auxiliado é uma modalidade de reembolso médico onde é possível ao gestor, ajudar o paciente em todos os aspectos burocráticos e legais para atendimento em redes não credenciadas.
Assim é possível evitar receios e desistências de atendimento em outras redes. Além disso, o gestor pode atrair o paciente para a clínica e aumentar sua cartela de atendimento.
Como funciona?
Alguns convênios têm a modalidade de livre escolha, que é um direito protegido por lei. A função é garantir o reembolso de despesas médicas a pacientes que utilizem rede particular não credenciada. Isso pode ser aplicado para qualquer serviço médico como:
- internações;
- cirurgias;
- procedimentos; e
- consultas.
Nesse ponto, o responsável pela clínica assume todo o processo legal e o tempo de execução do atendimento até a solicitação do reembolso. Ainda é possível realizar o atendimento em concomitância com esse processo.
Finalmente, após a execução do reembolso, a clínica pode emitir um boleto em valor compatível com o realizado pela rede credenciada em tempo hábil para o pagamento pelo paciente.
Quando ele é realizado?
O reembolso auxiliado acontece no momento de atendimento a um paciente de outra rede. Nesse estágio, ele pode optar por conduzir todo o processo individualmente ou recorrer ao reembolso assistido.
Então, debaixo do consentimento do paciente, a clínica assume todo o processo junto à empresa conveniada. Ao final do tratamento, o reembolso será depositado na conta do paciente, e a clínica auxiliadora poderá solicitar o pagamento do valor, podendo ser compatível com o dinheiro depositado pelo convênio, como mencionado anteriormente.
Qual a base legal?
A Lei N.º 9.656, de 03 de junho de 1998, é a base legal do reembolso assistido. Esse dispositivo dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Já em seu artigo 1º, inciso I, é possível encontrar as diretrizes sobre reembolso:
Art. 1o Submetem-se às disposições desta Lei as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde, sem prejuízo do cumprimento da legislação específica que rege a sua atividade, adotando-se, para fins de aplicação das normas aqui estabelecidas, as seguintes definições:
I – Plano Privado de Assistência à Saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor;
Por que usar tecnologia para esse controle?
O processo de solicitação de reembolso assistido é muito burocrático e moroso. Na maior parte dos casos, o paciente não tem a mínima ideia de como resolver essas questões e acaba não acessando esse direito.
Por outro lado, gerenciar isso por parte da clínica pode ser um desafio já que pode haver um grande número de pacientes para gerir e isso exigiria um esforço maior dos gestores.
É nesse cenário que entra a tecnologia otimizando essas demandas e oferecendo funcionalidades perfeitas para a gestão da clínica, inclusive em reembolso auxiliado. Hoje a tecnologia é útil em diversos segmentos como a gestão do ciclo de faturamento, controle de agendamentos e horários. Dentre os principais benefícios, destacamos:
- rastreamento de informações do paciente;
- faturamento centralizado;
- relatórios; dentre outros.
De uma forma geral, uma solução tecnológica para clínicas pode medir o desempenho da sua clínica e oferecer recursos para definição e controle de métricas, permitindo ao gestor ter uma visão global do trabalho e identificar com mais facilidades virtudes e falhas, visando aprimoramento constante.
Por que o Bossmed é o caminho ideal para essa solução?
Vamos além do reembolso assistido? Quantas demandas a sua clínica têm gerado para sua gestão? Será que ela está oferecendo os resultados esperados? Qual a velocidade de atendimento de pacientes?
Enfim, diversas perguntas cercam a boa gestão de uma clínica. E com a transformação digital, tudo isso pode ser muito melhor controlado. O Bossmed foi desenvolvido justamente para atender de forma completa esse universo. Agora você pode encontrar em um só sistema controles de:
- prontuário;
- agenda;
- receitas por modelos;
- gestão financeira completa;
- controle de fluxo de pacientes;
- controle de reembolsos;
- cobrança automatizada;
- cocpits;
- KPIs;
- dashboards intuitivos;
- controle de resultado de exames;
- integração com laboratórios;
- relatórios dinâmicos;
- geração de contratos de pacientes; dentre outras funcionalidades;
- App personalizado ao seu paciente.
Como o Bossmed funciona em Controle de reembolsos?
Para que sua clínica consiga gerir os reembolsos de pacientes, o sistema tem poder para controlar todo o processo, desde o convênio até o paciente, abrangendo:
- conta do paciente baseado em lançamentos no prontuário;
- distribuição automatizada de faturamento entre suas empresas de consulta, exames, procedimentos etc;
- emissão de nota fiscal de serviços em apenas um clique;
- relatório TUSS para seu convênio;
- cobrança e baixa automatizada do reembolso do paciente;
- tela de gerenciamento de reembolso;
- controle de envio de documentação ao convênio;
- registro de histórico de conversas com convênio;
- controle de status de reembolso e pagamentos;
- exibição da diferença entre valores de serviços prestados e valor de reembolso; dentre outras funcionalidades.
Agora você sabe como atender um paciente que não seja da rede credenciada e oferecer a mesma excelência em relação aos seus conveniados. Neste post, você entendeu o que é reembolso auxiliado e como ele pode ser gerido para proporcionar atendimento médico sem complicações para pacientes não credenciados.
E para ficar melhor ainda, você tem no nosso site tudo que precisa saber para implementar da melhor forma a nossa aplicação. Conheça todos os detalhes do Bossmed agora!