BossMed

Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299

Reembolso assistido de pacientes: Como sua clínica deve gerenciar?

O reembolso assistido é mais uma demanda de gestão para donos de clínicas, mas não se preocupe, a tecnologia está cada vez mais amigável e inteligente para você gerenciar demandas como essa.

Além da excelência em medicina, é claro que qualquer clínica também deve buscar o aprimoramento administrativo para oferecer um atendimento eficaz e responsável para os seus pacientes.

É por isso que preparamos um post especialmente voltado para você resolver a demanda de reembolso assistido, tanto em conhecimento como em recursos disponíveis. Siga!

O que é reembolso assistido?

Reembolso assistido ou reembolso auxiliado é uma modalidade de reembolso médico onde é possível ao gestor, ajudar o paciente em todos os aspectos burocráticos e legais para atendimento em redes não credenciadas.

Assim é possível evitar receios e desistências de atendimento em outras redes. Além disso, o gestor pode atrair o paciente para a clínica e aumentar sua cartela de atendimento.

Como funciona?

Alguns convênios têm a modalidade de livre escolha, que é um direito protegido por lei. A função é garantir o reembolso de despesas médicas a pacientes que utilizem rede particular não credenciada. Isso pode ser aplicado para qualquer serviço médico como:

  • internações;
  • cirurgias;
  • procedimentos; e
  • consultas.

Nesse ponto, o responsável pela clínica assume todo o processo legal e o tempo de execução do atendimento até a solicitação do reembolso. Ainda é possível realizar o atendimento em concomitância com esse processo.

Finalmente, após a execução do reembolso, a clínica pode emitir um boleto em valor compatível com o realizado pela rede credenciada em tempo hábil para o pagamento pelo paciente.

Quando ele é realizado?

O reembolso auxiliado acontece no momento de atendimento a um paciente de outra rede. Nesse estágio, ele pode optar por conduzir todo o processo individualmente ou recorrer ao reembolso assistido.

Então, debaixo do consentimento do paciente, a clínica assume todo o processo junto à empresa conveniada. Ao final do tratamento, o reembolso será depositado na conta do paciente, e a clínica auxiliadora poderá solicitar o pagamento do valor, podendo ser compatível com o dinheiro depositado pelo convênio, como mencionado anteriormente.

Qual a base legal?

A Lei N.º 9.656, de 03 de junho de 1998, é a base legal do reembolso assistido. Esse dispositivo dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Já em seu artigo 1º, inciso I, é possível encontrar as diretrizes sobre reembolso:

Art. 1o  Submetem-se às disposições desta Lei as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde, sem prejuízo do cumprimento da legislação específica que rege a sua atividade, adotando-se, para fins de aplicação das normas aqui estabelecidas, as seguintes definições:

I – Plano Privado de Assistência à Saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor;

Por que usar tecnologia para esse controle?

O processo de solicitação de reembolso assistido é muito burocrático e moroso. Na maior parte dos casos, o paciente não tem a mínima ideia de como resolver essas questões e acaba não acessando esse direito.

Por outro lado, gerenciar isso por parte da clínica pode ser um desafio já que pode haver um grande número de pacientes para gerir e isso exigiria um esforço maior dos gestores.

É nesse cenário que entra a tecnologia otimizando essas demandas e oferecendo funcionalidades perfeitas para a gestão da clínica, inclusive em reembolso auxiliado. Hoje a tecnologia é útil em diversos segmentos como a gestão do ciclo de faturamento, controle de agendamentos e horários. Dentre os principais benefícios, destacamos:

  • rastreamento de informações do paciente;
  • faturamento centralizado;
  • relatórios; dentre outros.

De uma forma geral, uma solução tecnológica para clínicas pode medir o desempenho da sua clínica e oferecer recursos para definição e controle de métricas, permitindo ao gestor ter uma visão global do trabalho e identificar com mais facilidades virtudes e falhas, visando aprimoramento constante.

Por que o Bossmed é o caminho ideal para essa solução?

Vamos além do reembolso assistido? Quantas demandas a sua clínica têm gerado para sua gestão? Será que ela está oferecendo os resultados esperados? Qual a velocidade de atendimento de pacientes?

Enfim, diversas perguntas cercam a boa gestão de uma clínica. E com a transformação digital, tudo isso pode ser muito melhor controlado. O Bossmed foi desenvolvido justamente para atender de forma completa esse universo. Agora você pode encontrar em um só sistema controles de:

  • prontuário;
  • agenda;
  • receitas por modelos;
  • gestão financeira completa;
  • controle de fluxo de pacientes;
  • controle de reembolsos;
  • cobrança automatizada;
  • cocpits;
  • KPIs;
  • dashboards intuitivos;
  • controle de resultado de exames;
  • integração com laboratórios;
  • relatórios dinâmicos;
  • geração de contratos de pacientes; dentre outras funcionalidades;
  • App personalizado ao seu paciente.

Como o Bossmed funciona em Controle de reembolsos?

Para que sua clínica consiga gerir os reembolsos de pacientes, o sistema tem poder para controlar todo o processo, desde o convênio até o paciente, abrangendo:

  • conta do paciente baseado em lançamentos no prontuário;
  • distribuição automatizada de faturamento entre suas empresas de consulta, exames, procedimentos etc;
  • emissão de nota fiscal de serviços em apenas um clique;
  • relatório TUSS para seu convênio;
  • cobrança e baixa automatizada do reembolso do paciente;
  • tela de gerenciamento de reembolso;
  • controle de envio de documentação ao convênio;
  • registro de histórico de conversas com convênio;
  • controle de status de reembolso e pagamentos;
  • exibição da diferença entre valores de serviços prestados e valor de reembolso; dentre outras funcionalidades.

Agora você sabe como atender um paciente que não seja da rede credenciada e oferecer a mesma excelência em relação aos seus conveniados. Neste post, você entendeu o que é reembolso auxiliado e como ele pode ser gerido para proporcionar atendimento médico sem complicações para pacientes não credenciados.

E para ficar melhor ainda, você tem no nosso site tudo que precisa saber para implementar da melhor forma a nossa aplicação. Conheça todos os detalhes do Bossmed agora!