Em um mundo cada vez mais conectado e digital, surge uma importante tecnologia na área da saúde que permite a realização de consultas médicas online – a Telemedicina. Confira 6 dicas para realizar esse serviço de forma eficiente!
Essa alternativa permite que os médicos possam atender os seus pacientes de qualquer lugar, tornando o atendimento mais acessível e inclusivo.
Esse formato proporciona flexibilidade para médicos e pacientes, com a comodidade de consultas sem deslocamento, agendamentos simplificados e menor tempo de espera.
O paciente agenda a consulta através de uma plataforma de Telemedicina e, no horário combinado, ocorre um encontro virtual através de uma chamada de áudio e/ou vídeo.
Da mesma maneira que uma consulta presencial, a consulta online segue os mesmos passos, em suma: há uma conversa entre paciente e médico para entender a queixa do paciente, com o preenchimento da anamnese (no prontuário eletrônico), através das respostas do paciente, enumera-se os sintomas, em busca de um diagnóstico e na apresentação do tratamento.
6 DICAS VALIOSAS PARA CONSULTAS ONLINE
Entretanto, é necessário que algumas condutas sejam observadas, então compartilharemos 6 dicas valiosas para que a consulta online seja produtiva e eficiente.
1. Conheça a regulamentação da Telemedicina no Brasil – foi feita pelo Conselho Federal de Medicina e permite que médicos, pacientes e donos de estabelecimentos de saúde tenham mais segurança nessa prática médica;
2. Escolha uma plataforma de telemedicina adequada – deve ser segura e estar em conformidade com as regulamentações de privacidade e segurança de dados (criptografia de ponta a ponta para proteger as informações pessoais). Além disso, deve oferecer recursos como: agendamento online, videoconferência de alta qualidade, entre outros;
3. Teste a conexão e os equipamentos – antes da consulta, faça um teste de conexão à internet para garantir que a chamada não será interrompida por problemas técnicos. Isso inclui verificar se a câmera e o microfone funcionam corretamente;
4. Prepare-se para a consulta virtual – deve-se ter uma boa conexão de internet, um ambiente silencioso e privado para a consulta (para o médico e paciente), além disso, um dispositivo com câmera e microfone de boa qualidade. E o médico deve estar familiarizado com a plataforma de telemedicina;
5. Seja pontual – da mesma maneira que a consulta presencial, ser pontual gera valor para a clínica, além disso, o profissional consegue cumprir a agenda;
6. Promova o serviço de Telemedicina – assim como um consultório físico, o consultório virtual precisa ser conhecido pelas pessoas. É necessário incentivar os pacientes a adotarem esse tipo de consulta quando possível, um bom jeito de promover esse serviço é através do site da clínica, nas redes sociais e outras estratégias de marketing digital.
Dessa forma, destacamos as vantagens da Telemedicina e os cuidados necessários no atendimento através dessa modalidade.
Seguindo estas dicas, as consultas serão produtivas e eficientes, tanto para o profissional da saúde quanto para o paciente. Evidenciamos a necessidade de utilizar um sistema seguro para manter a ética e o sigilo que são essenciais na relação entre médico e paciente.
CONHEÇA O BOSSMED QUE É SEGURO PARA ATUAR COM PRATICIDADE NAS CONSULTAS ONLINE!