Toda clínica médica exige uma gestão clínica eficiente, pois é uma tarefa desafiadora, por isso é imprescindível saber quais problemas sua clínica pode passar e como evitá-los com o auxílio da tecnologia.
Uma gestão clinica e financeira eficiente é uma tarefa complexa e, independente da especialidade, é a principal responsável por resultados de sucesso numa clínica.
Também é necessário que haja um gestor capaz e dedicado, pois há muitas atividades envolvidas na rotina de um consultório, ou seja, há consultas (marcação e cancelamento), procedimentos, prontuários, documentos, receitas, materiais e estoque, exames, acompanhamento de tratamento, entre muitas outras.
PROBLEMAS NA ROTINA DE UMA CLÍNICA
Em primeiro lugar, uma clínica pode evitar muitos problemas e percalços com uma gestão clínica organizada, padronizada e sincronizada.
Assim, vamos enumerar alguns de muitos problemas que podem ocorrer na rotina de uma clínica, como:
Gestão ineficiente do estoque e medicamentos – pode levar a problemas como falta de medicamentos essenciais, desperdício de recursos e até mesmo aumento de custos.
Problemas com o sistema de pagamentos – uma gestão clínica que seja eficiente em recebimentos, cobranças, reembolso e em atrasos nos pagamentos é fundamental para o sucesso de uma clínica. Organizar os pagamentos e recebimentos dos fornecedores, colaboradores e pacientes gera mais lucratividade para o estabelecimento de saúde.
Má organização e manutenção de registros médicos precisos – A falta de organização de registros médicos precisos podem causar sérios problemas. O prontuário médico tem uma série de campos importantes para preencher, como anamnese, histórico, medicações, questões que influenciam o tratamento e outras notas relevantes.
Falta de comunicação efetiva entre os membros da equipe – Diversos estudos têm apontado que falhas na colaboração e na troca de informações entre os profissionais de saúde estão entre as principais causas dos erros médicos e eventos adversos
Dificuldade de analisar os dados, devido a descentralização dos mesmos – a centralização dos dados de uma clínica reduz a necessidade de prontuários de papel, transcrições manuais, diminuindo erros significativos, redução de custos e melhoria da qualidade do atendimento.
Pacientes insatisfeitos em sua experiência com a clínica – há diversas razões que podem deixar os clientes insatisfeitos, como:
- Comunicação ruim;
- Longa espera;
- Desatualização (equipamentos e técnicas);
- Desorganização do consultório.
Portanto, se sua clínica quer uma gestão clínica administrativa e financeira eficiente, o software BossMed é para você!