A gestão empresarial na área da saúde é uma abordagem que pode trazer muitos benefícios para aumentar o faturamento da sua clínica de forma consistente e sustentável, mas requer uma estratégia bem planejada e executada.
Por isso apresentamos neste artigo as preciosas dicas para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
Confira!
12 DICAS PARA AUMENTAR SEU FATURAMENTO
1. Análise e controle financeiro – a gestão financeira ajudará a fazer um diagnóstico da situação da sua clínica;
2. Pesquisa de mercado – elabore uma pesquisa para oferecer melhores serviços aos pacientes;
3. Identificação de oportunidades – surgem quando se pode oferecer um produto ou serviço que atenda a uma necessidade ou desejo de alguém.
Na clínica, por exemplo, pode-se ampliar a oferta de serviços, ou seja, considere adicionar novos serviços médicos à sua clínica para atrair mais pacientes. Pense em especialidades médicas que sejam demandadas na sua região e que complementam os serviços já oferecidos;
4. Treinamento da equipe – uma equipe bem treinada oferece uma boa experiência ao paciente;
5. Fidelização de pacientes – uma maneira eficaz é melhorar o atendimento ao cliente, procurando oferecer um atendimento excelente e personalizado aos pacientes, incluindo: uma boa consulta, tempos de espera reduzidos, um ambiente acolhedor e confortável e uma equipe de profissionais simpáticos e capacitados.
A ótima experiência dos clientes faz com que eles fiquem fidelizados. Ofereça benefícios para aqueles que indicarem novos pacientes;
6. Aumento da produtividade – as ferramentas e técnicas certas auxiliam no aumento da produtividade na rotina médica e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade do atendimento ao paciente;
7. Gestão eficiente – melhore a gestão da clínica para otimizar os processos, reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade da equipe. O controle de custos é fundamental para garantir a saúde financeira, pois permite que o gestor tome decisões mais conscientes e adequadas, evitando desperdício e gastos desnecessários;
8. Invista em Marketing – para divulgar a clínica e seus serviços utilize estratégias de marketing digital, como: site, redes sociais, campanhas de e-mail marketing e otimização para mecanismos de busca (SEO). Considere também anúncios pagos em plataformas online;
9. Parcerias com convênios e empresas – estabeleça parcerias com convênios médicos e empresas locais para aumentar o número de pacientes atendidos, fornecendo um fluxo contínuo de pacientes e uma fonte constante de receita;
10. Telemedicina – ofereça consultas médicas online para ampliar seu alcance e atender pacientes que não podem se deslocar até a clínica;
11. Investimento em tecnologia – ajuda a melhorar os serviços oferecidos, como por exemplo, implementar prontuários eletrônicos, sistemas de agendamento online e outros recursos que facilitem a vida dos pacientes;
12. Pesquisa de satisfação – realize pesquisas de satisfação com os pacientes para entender suas necessidades e expectativas, e utilize os feedbacks para aprimorar os serviços prestados.
Esperamos que essas orientações tenham sido preciosas, pois o sucesso do faturamento de uma clínica médica exige dedicação, informação, aprendizado e uma boa gestão.